post Blog

O que é uma Landing Page ou Página de Conversão?


Você sabe o que são landing pages? Apesar do nome complicado, elas são fundamentais para os pequenos e médios empreendedores ou mesmo para os profissionais liberais que se aventuram pelo mundo das vendas online (e offline
também).

Isso porque estas páginas têm como objetivo a conversão. Ou seja, atrair cada vez mais pessoas para o seu negócio e, assim, aumentar suas vendas e seus ganhos.


Quer entender um pouco mais sobre esse assunto e como ela pode mudar suas finanças? Confira no texto que preparamos, abaixo.


O que é a landing page?


A landing page, que alguns chamam de página de destino tem, como comentamos, o objetivo principal de converter os visitantes que estão naquele espaço, aumentando seu interesse por seu produto ou serviço.


Por isso, elas costumam ter poucos elementos, para que a pessoa não perca seu foco e se concentre apenas na conversão, sem distrações que possam tirá-la de seu objetivo principal, que é fornecer seu e-mail e se tornar um cliente de sua empresa.


Para que esse objetivo seja criado são desenvolvidas páginas onde o visitante encontra um formulário para preencher. Mas, como sabemos que ninguém sairá preenchendo seus dados à toa, na lading page o potencial cliente
encontra uma espécie de “brinde”.


Em geral, as landing pages oferecem e-books, infográficos, planilhas ou outros conteúdos que sejam do interesse desta pessoa, e que justifiquem o fornecimento de seus dados naquele formulário que você disponibilizou em sua
landing page. Por isso, é muito importante que esses conteúdos sejam muito bem elaborados e ricos.


Porque criar uma landing page?


Depois de ler nossa explicação sobre o que é uma landing page, certamente você deve estar se perguntando: bem, por que eu devo criar uma página desse tipo? Quem garante que o cliente terá coragem de colocar seus dados em um
formulário em meu site?


Bem, a principal motivação para que você crie uma landing page e disponibilize esse formulário em seu site é que ele é responsável por gerar leads.

Sabe o que é isso?


O lead nada mais é do que oportunidades de negócios para sua empresa. Afinal de contas, não adianta encher seu site de visitantes se ninguém comprar nada, não é mesmo? É o mesmo raciocínio para uma loja, onde os clientes entram apenas para ver a mercadoria e saem de mãos vazias.

Quando você gera leads e tem os dados dessas pessoas que podem se interessar por seus produtos, você pode investir em um relacionamento mais próximo com eles, ganhando sua confiança. Assim, você poderá também
entender exatamente o que essas pessoas querem e se tem o perfil para, de fato, ser seus clientes.


Além disso, a criação de uma landing page tem outros benefícios, que separamos abaixo. Facilitar o lead scoring
Você sabe o que é o lead scoring?

Essa técnica prioriza os leads quentes, ou seja, aqueles que tem maior potencial para se tornar seu cliente. Essa mensuração só é possível através dos dados que você colheu graças ao uso da landing page pelo cliente.


Esse movimento é benéfico sobretudo para os clientes que você identificar como mais propensos a fazer uma compra e que, por isso, não só podem como devem ter seu atendimento priorizado.


Segmentar os contatos


A landing page permite, também, que você segmente os contatos feitos por ela, graças a filtros que podem ser aplicados de acordo com as informações colhidas com os formulários preenchidos.


Isso é benéfico sobretudo para quem vende mais de um produto ou serviço, pois permite que você diferencie seus clientes e dê um atendimento mais personalizado a cada um deles.


Além disso, ao segmentar os contatos via landing page, você conseguirá conhecer aqueles com quem interage, melhorando o atendimento oferecido a cada um deles.


Diminuir o custo de aquisição de clientes Outro benefício trazido pela landing page é que ela reduz o custo que você
teria para adquirir clientes, já que é uma opção muito mais barata do que outras soluções que são apresentadas no mercado.


Quer mais? Quando você cria uma boa landing page consegue gerar tantas oportunidades de vendas que vê os seus resultados do mês praticamente triplicar. E sem precisar deixar outros processos de lado.


O que não pode faltar em uma landing page


Bem, agora que você já sabe exatamente o que é uma landing page e sua importância, é hora de explicarmos o que não pode faltar nesta página para que você tenha sucesso em suas vendas. Confira.


Oferta


Conforme comentamos logo no início desse texto, ninguém entra em um site e sai preenchendo um formulário sem um motivo forte para isso. É aí que entra a oferta. Ela é um requisito muito importante para que sua landing page tenha sucesso.


Então, é muito importante que você seja capaz de criar uma landing page que gere valor. O que isso quer dizer? Que é hora de usar a criatividade, pensar fora da caixa, escolher aquilo que realmente desperte o interesse no público.


Título


Um título matador é muito importante para convencer as pessoas a clicar na página e interagir com você. Mas calma, isso não significa que você precisa enfeitar o tema. Escolha um título simples, mas que seja capaz de sintetizar o
que sua oferta está apresentando.


CTA


Por fim, escolha um bom CTA que seja capaz de convencer o internauta a clicar ali, na página. Escolher palavras imperativas, como clique aqui ou baixe agora costumam ter bons resultados.

Esta gostando desse conteúdo? Compartilhe!

Vera Paiva

Vera Paiva

Web designer, blogueira, empresária, estrategista, marketeira, programadora em formação, expert em SEO e criação de Websites em Wordpress.

Siga me:

Pesquisar

Vera Paiva é web designer, consultora, estrategista de marketing digital, programadora em formação, expert em SEO e criação de Websites em Wordpress.

Siga-me

Leia Também

Get The Latest Updates

Subscribe To Our Weekly Newsletter

No spam, notifications only about new products, updates.