post Blog

Loja Virtual com Woocommerce

Você já pensou em criar uma loja virtual? Certamente sim, afinal de contas esse tipo de comércio para os pequenos e médios empreendedores ou mesmo os profissionais liberais é, com o perdão do ditado antigo, uma verdadeira “mão
na roda”

Esse tipo de comércio é vantajoso porque exige poucos gastos do empreendedor. É necessário investir, muitas vezes, apenas na configuração da loja. Não é necessário gastar com aluguel de um ponto físico, por exemplo.

Agora, você sabe como criar sua loja virtual? Se disser que não, fique tranquilo. É muito comum que as pessoas falem sobre o assunto, mas não tenham muita noção de como esse tipo de negócio deve ser desenvolvido.

Por isso, preparamos um texto que vai lhe ajudar a tornar essa tarefa muito mais simples. Confira.

Por que criar um e-commerce no wordpress?

Que o wordpress é uma das melhores ferramentas para se criar um site, isso todos nós sabemos. Agora, você sabia que a plataforma é uma ótima pedida também para quem quer criar uma loja virtual?

Isso é possível porque, ao contrário de outras plataformas, o wordpress não tem uma customização limitada. Com ele, é possível deixar seu site com a cara de sua empresa, muito semelhante àqueles criados por empresas especializadas e que podem custar bem caro.

Como o wordpress é gratuito, você não terá gastos em implementar sua loja virtual. E o desenvolvimento das páginas de comércio eletrônico é feito de forma simples, com a ajuda de plugins, que permitem a personalização do espaço.

Plugins como aliados na criação das lojas virtuais


Conforme comentamos, os plugins são grandes aliados para quem quer criar uma loja virtual no WordPress. Práticos, eles podem ser adicionados em pouco tempo, sem que seja necessário contratar um programador para isso.


Os plugins, aliás, permitem uma modificação completa do site, deixando com a sua cara, personalizando botões e fortalecendo a identidade visual de sua empresa, e de sua loja virtual também.


Woocommerce


Agora, se você entende um pouco de programação e quer tentar algo diferente, pode criar sua loja virtual usando o Woocommerce. A plataforma é especializada para lojas virtuais, foi desenvolvido pelos criadores do WordPress
e o melhor: é gratuita.

Além disso, essa plataforma dá uma aparência ainda mais profissional para a sua loja virtual, e permite que você implemente o seu negócio gastando muito pouco. Excelente para quem está começando.


Por se tratar de uma plataforma de código aberto, ele pode ser editado de acordo com suas necessidades. Isso significa que, no Woocommerce, você consegue personalizar totalmente sua loja virtual, sem precisar gastar muito
com isso.


Além disso, é uma plataforma extremamente segura, garantindo que todos os dados inseridos ali, sejam seus ou de seus clientes estejam totalmente protegidos de interceptações indevidas.


O que é necessário para criar minha loja virtual?


Agora que você conhece um pouco mais sobre as plataformas onde pode criar sua loja virtual, é hora de deixarmos claro tudo o que é necessário para que você possa criar corretamente sua loja virtual.


Esse planejamento é necessário porque o número de empreendimentos que fecham pouco tempo após abertos ainda é alto. Por isso, para não cair nesta armadilha, é necessário tomar alguns cuidados.


Um ponto a tomar atenção é escolher a plataforma de e-commerce correta para que você consiga os resultados que deseja. Em seguida, é necessário definir os produtos ou serviços que serão vendidos em sua loja, para que você
possa criar o seu catálogo.


Isso é importante para que você possa definir o tema de sua loja, dentre os disponíveis no WordPress. Se quiser algumas dicas, você pode também olhar os sites da concorrência, para que tenha uma ideia do que fazer e, também,
para aprender como gerenciar a plataforma.


Não se esqueça também de ter um site que possa vincular à loja virtual. Isso é fundamental e não pode ser deixado de lado, mesmo que ele não tenha o tema que você pensou para a sua loja. Selecione também a hospedagem adequada
para a loja. Selecione aquelas que garantam a segurança e velocidade do site, para que os clientes não enfrentem problemas durante as compras.


Como criar o e-commerce


Agora que você já sabe um pouco sobre o wordpress e o woocommerce, é hora de explicarmos como criar um
e- commerce utilizando essa plataforma.

Primeiramente, é preciso instalar o pluguin do Woocommerce no site onde a loja virtual será instalada. Em seguida, configure a plataforma para que possa começar a desenhar o seu comércio eletrônico.


Depois da loja criada é hora de cadastrar os produtos e serviços que deseja vender no espaço. Inclua uma boa descrição de tudo, para que os clientes possam encontrar o que desejam e escolha uma URL amigável. Isso facilitará
as vendas dos clientes.

Como último passo é hora de definir as opções de pagamento e envio dos produtos que está vendendo. Finalizada essa etapa, é hora de vender.

Esta gostando desse conteúdo? Compartilhe!

Vera Paiva

Vera Paiva

Web designer, blogueira, empresária, estrategista, marketeira, programadora em formação, expert em SEO e criação de Websites em Wordpress.

Siga me:

Pesquisar

Vera Paiva é web designer, consultora, estrategista de marketing digital, programadora em formação, expert em SEO e criação de Websites em Wordpress.

Siga-me

Leia Também

Get The Latest Updates

Subscribe To Our Weekly Newsletter

No spam, notifications only about new products, updates.